A modernização da agricultura também conhecida como revolução verde

Quais as consequências da modernização da agricultura?

A modernização da agricultura, também conhecida como Revolução Verde, ficou marcada pela expansão da agricultura nacional. No entanto, trouxe consequências como o empobrecimento do solo, o aumento da erosão e dos custos de produção, entre outras.

Como trabalhar a modernização das atividades agrícolas em sala de aula?

Ao trabalhar a modernização das atividades agrícolas em sala de aula é importante abordar o contexto histórico desse processo e apontar os aspectos positivos e negativos. Solicite aos alunos uma pesquisa sobre as principais características e consequências da modernização no campo, em seguida promova um debate.

Quais foram os momentos mais importantes do processo de evolução da agricultura ao longo da história?

Um dos momentos mais importantes do processo de evolução da agricultura ao longo da história foi, sem dúvidas, aquilo que ficou conhecido como a Revolução Agrícola. Podemos dizer que, com o passar do tempo, várias revoluções agrícolas sucederam-se, mas a principal delas ocorreu a partir da Revolução Industrial.

Quais as principais características da evolução da agricultura?

A evolução da agricultura foi diretamente acompanhada da transformação do espaço geográfico e das técnicas que compõem as atividades humanas. A prática da agricultura é uma das mais antigas atividades desenvolvidas pelos humanos. No Período Neolítico, a constituição das primeiras técnicas e materiais utilizados para o cultivo de plantas e …


O que é a chamada Revolução Verde?

A Revolução Verde consistiu na modernização da agricultura em escala global, efetivada por meio da incorporação de inovações tecnológicas na produção. Teve como base as sementes geneticamente modificadas, os maquinários agrícolas e os insumos químicos, como fertilizantes e agrotóxicos.


Qual é o principal objetivo da Revolução Verde?

A Revolução Verde surgiu com o intuito de aumentar-se a produção alimentícia e erradicar-se a fome no mundo por meio de novas técnicas agrícolas, geração de emprego em áreas de clima extremo, além de novas maneiras de corrigir-se a acidez do solo e da utilização de máquinas e equipamentos agrícolas.


Quais são as características da Revolução Verde?

A Revolução Verde foi um fenômeno marcado pelo emprego da tecnologia no meio rural, suas principais características relacionavam-se com a utilização de máquinas, equipamentos, defensivos agrícolas e outros mecanismos que propiciaram o aumento da produção agrícola.


O que foi a Revolução Verde quais foram os impactos?

Como ressaltado anteriormente, a Revolução Verde provocou diversos impactos socioeconômicos e ambientais. O desmatamento, a compactação do solo, a utilização desenfreada de fontes de água e a poluição causada pelos produtos químicos são algumas das consequências danosas da revolução para o meio ambiente.


Qual é o principal objetivo da agroecologia?

A agroecologia é uma forma de conhecimento que pretende superar os danos causados à biodiversidade e à sociedade como um todo pela prática da monocultura, do emprego dos transgênicos, dos fertilizantes industriais e dos agrotóxicos, sendo uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável.


Quais são as vantagens e as desvantagens da Revolução Verde?

Esse processo de desenvolvimento tecnológico voltado para a agricultura trouxe pontos positivos e negativos. Se de um lado a produção de alimentos aumentou, por outro lado, o uso de produtos químicos tóxicos trouxe o aumento de doenças e até a morte.


São características da Revolução Verde exceto?

São características da Revolução Verde as afirmativas abaixo, exceto: a) Entre as práticas desenvolvidas e ampliadas durante a Revolução Verde, estão a mecanização agrícola e uso de fertilizantes, agrotóxicos e sementes produzidas em laboratório.


Quais são os pontos negativos da Revolução Verde?

Como desvantagens podemos citar:Esgotamento do solo;Erosão;Alteração do ecossistema para a implantação da lavoura;Desmatamento;Dependência das grandes indústrias que produzem as sementes transgênicas, fertilizantes e agrotóxico;More items…


Qual o tipo de agricultura característico da Revolução Verde *?

agricultura intensivaA Revolução Verde está diretamente relacionada ao conceito de agricultura intensiva, ou seja, práticas agrícolas realizadas com o intenso uso de tecnologias de produção.


Quais são as consequências da revolução agrícola?

Consequências da Revolução Agrícola Produção agrícola extensiva substituída pelo sistema intensivo, possibilitando a produção em larga escala e, assim, uma maior produtividade; Mecanização agrícola, com o uso de equipamentos como a semeadeira mecânica.


O que foi a Revolução Verde quais os impactos socioeconômico e ambientais que ela provocou?

Resposta. Resposta: Foi a modernização do Campo e a criação de sementes modificadas geneticamente. Os impactos foram a contaminação da água e solo por causa de agrotóxicos usados e o êxodo rural por causa da falta de mão de obra que foi trocada por máquinas.


A MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA E AS TRANSFORMAÇÕES NO CAMPO

Com as revoluções industriais, o espaço rural se tornou cada vez mais integrado – e subordinado ao espaço urbano. Atualmente é difícil distinguir com precisão exata os limites que separam o que é urbano daquilo que é rural.


FORMAÇÃO DOS COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS

A definição de complexo agroindustrial (CAI) pode ser feita considerando-o como “conjunto de todas as operações que englobam a produção e distribuição dos insumos rurais, as operações em nível de exploração rural; e o armazenamento, processamento e distribuição dos produtos agrícolas e de seus subprodutos”.


Não perca mais tempo, inicie agora sua preparação para o ENEM!

Atualmente os complexos agroindustriais brasileiros desempenham uma significativa importância na economia do país, se consideradas todas as instituições que desenvolvem atividades no processo de produção, elaboração e distribuição dos produtos da agricultura e pecuária – envolvendo desde a produção e fornecimento de recursos, até que o produto final chegue nas mãos dos consumidores.


A ESPECULAÇÃO FUNDIÁRIA

O novo modelo econômico do campo tem duas formas de investimento: a produção, por meio da criação dos complexos agroindustriais (explicado anteriormente), e a especulação fundiária.


AS NOVAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO CAMPO

O novo modelo também gerou mudança na organização do trabalho agrícola. Dessa forma, passaram a existir duas categorias principais: o trabalho familiar e o assalariado. O assalariado pode ser permanente ou temporário. O permanente geralmente tem carteira assinada e uma maior especialização – como os operadores de colheitadeiras.


O que é Revolução Verde?

A expressão “Revolução Verde” é empregada para designar o processo de transformação na agricultura em escala global que se deu por meio do desenvolvimento e incorporação de novos meios tecnológicos na produção. Esse fenômeno teve início na segunda metade do século XX, entre as décadas de 1960 e 1970.


Características da Revolução Verde

A modernização da agricultura que aconteceu em meados do século XX teve como principal característica a adoção de tecnologias modernas na produção e na criação de animais.


Origem da Revolução Verde

A Revolução Verde teve início na segunda metade do século XX, entre as décadas de 1960 e 1970, quando houve maior difusão das inovações tecnológicas no meio agrícola. Entretanto, os passos iniciais para essa mudança de paradigma e as suas principais motivações já se encontravam no período precedente.


Revolução Verde no Brasil

A incorporação dos elementos técnicos e dos processos produtivos derivados da Revolução Verde aconteceu no Brasil também na década de 1960, durante o período da D itadura Militar.


Consequências da Revolução Verde

A Revolução Verde ocasionou profunda reestruturação produtiva no campo, o que se observou com maior intensidade nos países em desenvolvimento. Algumas de suas consequências foram:


Exercícios resolvidos

As primeiras práticas de agricultura datam de, aproximadamente, 10.000 anos.

Leave a Comment