A tecnologia na agricultura

image

A tecnologia na agricultura permite total controle sobre a produção, processamento, estoque e distribuição. Algumas dessas tecnologias têm se destacado em meio a esse período de grandes evoluções na agricultura. Dentre elas, vamos destacar aquelas que consideramos as principais e mais impactantes para o setor.

Full
Answer

Qual a importância da tecnologia na agricultura?

Tecnologia, não deve ser confundida com algo fora da realidade. Na agricultura, a época de semeadura, a quantidade de sementes por unidade de área, a população de plantas, dentre vários outros, são exemplos de itens que interferem na produtividade, na qualidade do produto e no custo de produção. São tecnologias, simples, às vezes de custo zero.

Como a tecnologia pode ajudar o homem na produção agrícola?

Na amostra realizada, em 83% dos casos, não se constatou a existência de terraços e em 63% dos casos, a semeadura de soja e milho não era realizada em nível. Práticas de controle a erosão como plantio em nível e uso de terraços, são tecnologias muito importantes quando se pensa em sustentabilidade da produção.

Por que as tecnologias agrícolas estão avançando a passos largos?

As tecnologias agrícolas promissoras estão avançando a passos largos. Elas oferecem ajuda substancial aos agricultores em seus esforços para otimizar os insumos, simplificar a gestão agrícola e aumentar a produtividade. O aumento das safras, bem como a redução dos custos de manutenção, ajudam a aumentar as margens de lucro.

Por que investir em tecnologias digitais na agricultura de precisão?

Ultimamente, a agricultura de precisão vem aplicando as tecnologias digitais ajustando a forma de como os agricultores tratam as culturas e gerem os campos. Não é necessário ser um profissional da área para comprovar que o avanço de tecnologia na agricultura transformou o trabalho de campo para mais proveitoso, eficiente, seguro e fácil.

image


Qual a importância da tecnologia para a agricultura?

Além de todos estes benefícios, os avanços tecnológicos aplicados à agricultura permitem maior confiabilidade da plantação, monitoramento de todo o campo e gestão de todos os recursos utilizados. A tecnologia na agricultura permite total controle sobre a produção, processamento, estoque e distribuição.


Quais os tipos de tecnologia na agricultura?

A seguir, confira algumas tecnologias que vêm sendo utilizadas no meio rural.GPS agrícola. A aplicação de satélites permite mapeamento de campo e planejamento agrícola, amostragem de solo, orientação de tratores e reconhecimento de safra. … Sensoriamento remoto. … Robótica. … Irrigação automatizada. … Aplicação em taxa variável.


Quais as consequências da tecnologia na agricultura?

Uma das consequências da tecnologia no plantio é o aumento das toneladas que se pode colher em um mesmo número de hectares. O desafio é encontrar, nas fazendas, a infraestrutura ideal para fazer a implementação do equipamento necessário com sucesso.


Quais tecnologias digitais que podemos dispor em nossa propriedade rural?

A gestão das propriedades rurais pode ser otimizada por meio de softwares de gerenciamento agrícola, assim como o plantio e a colheita também podem ser potencializados com tecnologias voltadas à agricultura de precisão, análise preditiva, irrigação inteligente, robótica e drones.


Quais são as ferramentas mais usadas na agricultura?

Atualmente, o agricultor conta com inúmeras ferramentas para realizar o trabalho no campo. Desde instrumentos mais simples como a enxada, enxadão, rastelo, foice, ancinho, carrinho de mão, entre outros. Até tecnologias mais modernas como trator, colheitadeira, arado, grade, pulverizador, plantadeira, etc.


Quais são as desvantagens da tecnologia no campo?

Uma das grandes preocupações relacionadas à tecnologia no campo é como ela pode afetar o meio ambiente. Afinal, a intervenção do homem na natureza deve ser feita de forma a não prejudicar nossos recursos.


Quais são os principais pontos positivos e negativos da modernização da agricultura?

Positivos: aumento significativo da produção de alimentos, menor necessidade de utilização de agrotóxicos, melhorias genéticas das plantas. Negativos: desemprego estrutural, crítica ao uso de produtos trangênicos, uso em demasia de produtos (defensivos agrícolas e agrotóxicas).


Quais são os impactos da mecanização no campo para os trabalhadores rurais?

Entre os efeitos da mecanização do campo, destacam-se as mudanças nas relações de trabalho, o êxodo rural e o aumento da produtividade. O espaço rural foi, de certa forma, uma das primeiras marcas do homem a partir da transformação do meio natural em espaço geográfico.


Como a tecnologia impacta a produtividade e a segurança na agricultura?

A tecnologia tem provocado mudanças significativas em quase todas as áreas. No ambiente do agronegócio, quando se trata de segurança e produtividade, a influência é grande e realmente faz toda diferença.


Quais são as principais e mais modernas aplicações da tecnologia na agricultura?

O melhor desempenho e a precisão nas tarefas agrícolas se incorporam às características do agronegócio graças às inovações. Acompanhe e descubra algumas das mais modernas aplicações da tecnologia na agricultura.


Como a Jacto Next pode apoiar a transformação digital na agricultura?

Toda a tecnologia disponível, assim como o acesso às suas possibilidades, precisa ser viabilizada para o produtor rural da porteira para dentro. Esse é o papel da Jacto Next, nova área de serviços da Jacto, como sua grande parceira.


Tecnologia na agricultura: uma linha do tempo

Na medida em que novos conhecimentos foram obtidos no campo e que a tecnologia na agricultura evoluiu, técnicas mais precisas e de larga escala passaram a favorecer significativamente o setor agrícola.


Agricultura e a Monitora

A Monitora é uma empresa de outsourcing de serviços digitais, focada em todos os processos de desenvolvimento de tecnologias para otimizar as estratégias de negócios de seus clientes.


Agricultura Baseada EM IGs

Como os campos dependem da localização, o software IGs torna-se uma ferramenta incrivelmente útil em termos de agricultura de precisão. Ao utilizar o software IGs, os agricultores são capazes de mapear as mudanças atuais e futuras na precipitação, temperatura, produtividade das culturas, saúde das plantas, etc.


Dados Derivados do Satélite

Nunca foi tão fácil prever os rendimentos, assim como realizar um monitoramento de campo quase em tempo real, com o objetivo de detectar as ameaças com a ajuda dos dados de satélite.


Dados do Céu – Drones

Com a ajuda de drones, os agricultores têm a oportunidade de definir, com alta precisão, a biomassa das culturas, a altura das plantas, a presença de ervas daninhas e a saturação da água em certas áreas de campo. Eles fornecem melhores e mais precisos dados com maior resolução em comparação com os satélites.


Dados Online – A Chave Para a Agricultura de Precisão

Para simplificar a observação do campo, a EOS concebeu o EOS Crop Monitoring – uma plataforma digital que utiliza monitoreo por satélite para acelerar a tomada de decisões de um agricultor, para não perder um ponto crucial de trabalho de campo. Seguem a continuação algumas funcionalidades disponíveis na plataforma:


Dados Combinados

Ocasionalmente o EOS Crop Monitoring tem que combinar várias bases de dados a fim de obter abordagens valiosas para seu campo. Para começar, o usuário é capaz de comparar o desempenho do seu campo com o desempenho médio de todos os campos da área. Para enfrentar este desafío, comparam-se múltiplas bases de dados de todos os campos do seu distrito.


Vantagens da Agricultura de Precisão

As tecnologias agrícolas promissoras estão avançando a passos largos. Elas oferecem ajuda substancial aos agricultores em seus esforços para otimizar os insumos, simplificar a gestão agrícola e aumentar a produtividade. O aumento das safras, bem como a redução dos custos de manutenção, ajudam a aumentar as margens de lucro.


Artigos recentes

Fixação biológica de nitrogênio no contexto da produção agrícola. Conhecer os fundamentos da fixação biológica de nitrogênio ajuda melhorar o crescimento das culturas e aumentar o rendimento.


2. Avanços na Robótica: Pequenas áreas serão cada vez mais produtivas

Ao longo de muitas décadas passadas, a agricultura tinha a crença de que “quanto maior, melhor”, assim definiu-se a necessidade de que grandes áreas agricultáveis fossem necessárias para produção de alimentos em larga escala. Tudo isso tornou as operações em pequena escala impraticáveis e pouco competitivas.


O futuro do agro é agora

Atualmente, o cenário na agricultura brasileira é promissor para quem trabalha com agricultura de precisão (AP). A McKinsey & Company realizou uma pesquisa que constatou que pelo menos 47% dos produtores usaram uma tecnologia de AP e 33% utilizaram duas delas ou mais na última safra das principais culturas no Brasil.


Panorama do agronegócio no Brasil

Há décadas, as atividades agrícola e pecuária são essenciais à economia e à produção alimentícia do país. Inclusive, frente à crise de Covid-19, esses segmentos ajudaram a evitar que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro caísse ainda mais.


Condições climáticas: um grande desafio para o setor

É inegável que estamos vivenciando uma crise climática severa, em que condições extremas se tornam cada vez mais comuns. Por sua vez, esse tipo de reação impacta diretamente as atividades agrícola e pecuária, que dependem dos elementos naturais.


Tecnologia na agricultura

Até 1950, eram poucas as propriedades rurais que contavam com algum tipo de tecnologia moderna, como o maquinário agrícola, que é tão difundido atualmente. Hoje em dia, a adoção de novas soluções ocorre de forma mais rápida, para auxiliar na eterna busca pela otimização de recursos e pelo aumento de produtividade.


Conheça os pilares da transformação digital no campo

Para que seja possível estruturar um negócio agrícola inteligente, existem aplicações indispensáveis de tecnologia na agricultura. Em termos de estrutura, podemos começar pela conectividade, que é a ligação entre todas as soluções digitais no campo.


Soluções aplicadas de tecnologia no agronegócio são o futuro

De modo geral, ficou claro que o uso de tecnologia na agricultura beneficia produtores e para a cadeia como um todo. E isso não apenas do ponto de vista da lucratividade, mas também para a construção de um modelo de operação sustentável e resiliente.

image


Agricultura baseada em IGS


Dados Derivados Do Satélite


Dados Do Céu – Drones


Dados Online – A Chave para A Agricultura de Precisão


Dados Combinados


Vantagens Da Agricultura de Precisão

  • As tecnologias agrícolas promissoras estão avançando a passos largos. Elas oferecem ajuda substancial aos agricultores em seus esforços para otimizar os insumos, simplificar a gestão agrícola e aumentar a produtividade. O aumento das safras, bem como a redução dos custos de manutenção, ajudam a aumentar as margens de lucro. No contexto de soluções …

See more on eos.com

Leave a Comment